top of page

BAIAS DE MADEIRA: por quê eu prefiro do que as de alvenaria?

  • Foto do escritor: June Phillips
    June Phillips
  • 11 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

A grande maioria das pessoas sonham com baias de alvenaria e eu também já sonhei. Mas na minha realidade financeira uma baia de alvenaria não era possível e apesar das minha vida financeira ter melhorado muito, ainda não é tão viável assim.

Mas hoje em dia, se eu pudesse ter feito com bloco e cimento, ainda ia querer elas de madeira.


ree

Você deve estar me achando muito louca de falar isso, né? Mas eu vou fazer você entender o meu ponto de vista.

As baias de alvenaria são ótimas pela durabilidade, isso é inegável, porém, além de serem muito cara também não trazem benefícios ou conforto para os cavalos.


Acredite ou não, se você pensar na saúde do seu cavalo, vai escolher baias de madeira ao invés de alvenaria. As baias feitas de madeira controlam melhor a temperatura do ambiente.

Em dias quentes elas são frescas e em dias frios as baias de madeira são mais quentes. A madeira faz um ótimo controle de temperatura.

Meus cavalos moram comigo no litoral de São Paulo, estamos em um lugar tropical e bem quente, por ser muito úmido as temperaturas ficam bem mais desagradáveis que a maioria dos lugares no Brasil.


Talvez você esteja ainda se perguntando porque eu me preocupo em manter meus cavalos em lugares frescos. Bom além de eu ter amor por eles e não querer que eles sofram, o calor excessivo faz com que o cavalo emagreça e se você gosta de trabalhar ou praticar algum esporte com ele, o seu cavalo vai perder desempenho por estar mal nutrido e pela perda excessiva de líquidos corpóreos. Então independe de você amar ou não o seu cavalo, no mínimo você não vai gostar de rasgar dinheiro e o seu cavalo ficar em um ambiente fresco ajuda a garantir que o manejo dele de certo sem precisar ficar suplementando e gastando com veterinários.


ree


Então hoje em dia eu escolheria de qualquer forma fazer minhas baias de madeira, elas ficam bonitas, são econômicas e trazem conforto para os meus cavalos.

A única coisa que você tem que se atenta, caso resolva fazer baias de madeira, é tomar cuidado para não enterrar as madeiras na terra. Esse foi um erro que cometi por aqui.

Infelizmente estão em um país cheio de cupins e mesmo que você trate essa madeira em algum momento eles vão conseguir comer cada pedacinho e como esta dentro da terra fica muito dificil de tratar essas madeiras para continuar com a manutenção.


No meu caso eu vou ter que refazer em um ano todas as baias não ter pensado nisso na época, só fui pensar uns meses depois de estarem prontas e esse ano a validade delas contra o cupim acabou, então já sei que no inicio de 2022 terei que fazer tudo outra vez mas do jeito certo.


Quando esse momento chegar eu vou colocar tudo lá no meu canal do youtube! Por isso não deixe de me acompanhar lá também.


Beijos e galopes

Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page