CROSS COUNTRY EQUESTRE
- June Phillips
- 12 de ago. de 2021
- 4 min de leitura
Você conhece o Cross Country equestre ou a prova do caçador?
Essa é uma prova muito antiga e que com os anos se tornou um esporte. Hoje o Cross Country é um dos esportes equestres que estão nas olimpíadas e é super popular e até um pouco insano. Tão insano que durante as olimpíadas de Tokyo um cavalo precisou ser eutanásia por uma lesão no tendão durante o percurso.
Obviamente a morte do cavalo Jet causou um rebuliço nas redes sociais do mundo. Foi uma onda de revolta generalizada e fez o Cross Country e os esporte com cavalos serem colocados em pauta se deveriam ou não existir. Mas deixa esse assunto para depois

O que é:
É uma prova de resistência em um ambiente natural. Ela também é conhecida como “teste do caçador”.
História da prova
Em 1948 foi a Era caça a Raposa e chegou a ser até um esporte, esporte foi levado tão a serio que um dia o Duque de Beaufort, depois de um evento olímpico percebeu que a equitação era perfeita para ajudar na caça a raposa. E assim começaram a treinar e usar os cavalos para correr pelas florestas atrás das raposas.
A caça à raposa com montaria virou um evento, onde os cavaleiros se reunião e largavam juntos, quem pegasse a raposa primeiro ganhava. Era uma corrida de caça a raposa!

Por causa disso o treinamento dos cavalos de cross country precisa de um treinamento bem rigoroso para evitar lesões durante o percurso e também para que o cavalo seja versátil e preparado para todo tipo de adversidades que possam encontrar no caminho.
A corrida na floresta tem muitos obstáculos como buracos, galhos, lama, declínios, água, pedras, terrenos escorregadios... muitas chances de um cavalo se machucar no percurso sem o devido treinamento.
Como funciona?
Existem 3 tipos de provas, a prova do caçador ou teste do caçador, a corrida em grupo e a corrida individual.
Na prova do caçador os obstáculos são 100% naturais, já as corridas são feitas com obstáculos que simulam o ambiente natural.
A corrida individual é por tempo e punição. Como é uma corrida as punições são acréscimos de tempo ou eliminação.
Existem várias composições que podem incluir obstáculos, tambores, balizas, água, cercas, subidas e decidas. A ideia é simular a corrida original, então a corrida costuma ser em ambientes abertos, preferencialmente em um campo gramado.
Os cavalos devem realizar saltos, giros e recuos no menor tempo possível.
Como é a pontuação e eliminação?
É uma corrida então quem faz o menor tempo ganha, mas existem algumas infrações que podem acrescentar tempo que costumam ser de 5 segundos para cada uma, como derrubar obstáculos, balizas ou tambores. Também existem infrações que causam eliminação.
Eliminação:
· Derrubar 3 obstáculos
· Queda do cavalo
· Erro de percurso
· Deixar de realizar algum obstáculo
· Cavalo sem condições veterinárias de realizar a prova
· Colocar em risco o cavalo
Qual é a diferença entre o teste do caçador e a corrida de cross country equestre?
O teste do caçador não é uma prova oficial, é apenas um jogou ou evento. Além disso a prova é realmente em um ambiente natural, com tronco, lagos, rios, morros e tudo que realmente encontramos em uma floresta ou campina, já o cross country é uma prova oficial em um campo aberto com obstáculos colocados manualmente e não são 100% naturais. O que eles têm em comum é que os dois são uma corrida em grupo onde todos largam juntos.

Todas as provas são feitas em campo aberto?
O campo aberto e gramado é a pista mais indicada, mas é claro que tiveram suas adaptações por causa das necessidades das hípicas, nem todas têm um espaço para seguir a tradição do cross country, por isso é possível encontrar cross country em pistas fechadas, de areia e em espaços limitados com obstáculos nada naturais que tiveram que ser adaptados também para o meio hípico comum.
As hípicas precisam permitir que seus alunos e atletas consigam treinar a modalidade, então fazem o que podem com o espaço que tem. Por isso a modalidade teve que sofrer algumas adaptações.
Como é o treino desses cavalos?
Os cavalos precisam passar por condicionamento, por isso trabalham muito o trote por longas distancias, já que o cavalo precisa desenvolver musculatura e também resistência, só depois disso ele irá realizar treinos cardiovasculares no galope.
Eles treinam muito as subidas em morros também para aumento de resistência. E infelizmente não é qualquer cavalo que aguenta esse tipo de prova e treino, existem raças especificas para que aguentam esse trabalho como os cavalos Árabes.

Ainda existe a caçada?
Ainda existe o evento de caça a raposa, que não necessariamente tem uma caça, muitas vezes é só uma corrida e também temos provas de cross country tradicionais no campo aberto com obstáculos naturais.
É perigoso?
Na realidade sim, afinal, temos uma tragédia olimpia que confirma isso. Mas vamos ser sinceros, todos os esportes têm seus riscos tanto para o cavaleiro quanto para o cavalo.
Isso gera muita polêmica, principalmente envolvendo a #cavalo não escolhe. Muita gente levanta essa bandeira, principalmente as pessoas fora do mundo equestre.
E no final das contas isso não é uma inverdade, porém também não podemos dizer que os cavalos se machucam por causa do esporte, cavalo se machuca solto no pasto todos os dias, são animais extremamente frágeis e a gente esquece disso por serem animais tão fortes e imponentes.
Os cavalos de esporte costumam ser bem tratados, obvio que sempre existe um idiota no meio, mas em que lugar não existe?
O que aconteceu com o Jet durante as olimpíadas foi muito triste e sim, parte do que aconteceu é culpa de como o esporte funciona. Ele é de alta performance, extremamente exigente e com metas que são para serem quase impossíveis.
Os obstáculos evoluíram bastante, mas ainda são muito altos, grandes rígidos e aumentam muito as chances do cavalo se machucar se falhar. O cavalo não pode em falhar, mas estamos falando de um animal, ele vai falhar mais cedo ou mais tarde e isso precisa ser levado em conta, por isso os obstáculos precisam ser diferentes.
Eu tenho muita curiosidade de experimentar o esporte, porem no estilo mais leve, não gosto de pensar no meu cavalo se machucando por causa de um obstáculo.
E você? Teria coragem de correr?
Comments