AMAZONA EM UM MUNDO DE HOMENS
- June Phillips
- 10 de jan. de 2022
- 3 min de leitura
Que mulher nesse mundo do cavalo não vive algum tipo de preconceito???
Algumas sofrem mais outras meno. Acaba que esse mundo vira dos homens mesmo, principalmente no mundo western, no clássico eu não senti tanto.
Quanto eu praticava Salto, o meu treinador me dava muito crédito, mais do que eu dava a mim mesma. Ele realmente acreditava que eu era capaz. Os homens não me desmereciam e até me respeitavam.
Isso mudou muito quando eu comprei minha primeira égua e o homem que me vendeu era um vaqueiro.
Primeira coisa que escutei foi "você é mulher, precisa de uma égua calma e experiente como essa".
Ele não botou fé quando eu disse que sabia montar. Mas beleza, a égua era fofa e eu só queria um animal de passeio mesmo, o meu cavalo de esporte eu ainda ia escolher.
Um tempo depois eu quis comprar um cavalo quente, chamado Apache, que por sinal consegui!
O Apache carregava uma fama terrível, de cavalo bravo, bruto... O cavalo do vaqueiro. Mas ele tinha que ser meu e esse foi o 2° momento que escutei graça... "Esse cavalo não é para você, vou te vender porque preciso do dinheiro, mas depois eu compro de volta porque eu sei que não vai dar certo para você"
A primeira coisa que eu fiz foi tirar o freio do Apache, andei no cabresto e ele foi maravilhoso. Então resolvi sair com um pessoal que também eram vaqueiros e já conheciam o Apache.
Os caras resolveram apostar corrida e eu não quis ficar de fora, lógico.... Aí foi o 3° preconceito! Quando o Apache correu eles se desesperaram achando que ele tinha disparado e começaram a me fechar para parar o Apache quando na realidade estava tudo 100% sob controle.
Eu tive que me provar muito nesse meio parte começarem a me respeitar e me deixarem livre com o meu cavalo.
Depois de rolar um vídeo meu montando o Fenrir o meu potro quase indomável e ele empinando comigo, aí sim começaram a me olhar com outros olhos.
Os vizinhos começaram a dizer que eu era domadora e isso chegou nos ouvidos de todos, inclusive de um cara que iria ser meu treinador de 3 tambores que não tinha notado fé que tudo aqui que falaram era verdade até o dia que eu corri no espaço dele.
Nesse momento ele disse "você vai ser minha campeã! Agora acredito em você"
Com isso o meu nome ficou conhecido na cidade.
Mesmo assim a maioria dos homens diziam "ela monta bem para uma mulher".
Até o dia que topei fazer uma trilha com vários cowboys e vaqueiros. O Apache é um cavalo muito competitivo, quando viu que eu fiquei para trás para esperar outra pessoa ele se desesperou e disparou para passar na frente dos outros. Os caras se desesperaram, acharam que eu não ia segurar o Apache, mas segurei, parei ele e não usei embocadura para isso, eu sempre saio como o Apache livre.
Eu vi o coração de todos irem na boca, o povo da rua não acreditava que eu ia continuar com ele, até que um amigo gritou no fundo "ela monta de verdade, melhor que homem, então fiquem em paz".
No final do passeio paramos em um bar com todos me cumprimentando e dizendo que realmente não acreditavam em mim até aquele dia e que qualquer um que dissesse o contrário iria se ver com eles.
Para eu ser respeitada eu precisei entrar em situações muito difíceis para qualquer um e sair delas sem ajuda de ninguém e com plateia para contar a história, porque sem isso seria mentira. Mesmo assim eu escutei no último final de semana que na realidade eu tenho é sorte e não que eu tenho habilidade.
Se fosse um cara na mesma situação que eu ninguém ia dizer que é sorte, ia dizer que o cara monta muito, que é vaqueiro, cowboy e qualquer outra coisa dessas. Mas eu sou mulher, então na realidade eu só dei sorte até agora.
Infelizmente a maioria das mulheres que montam cavalos de passeio realmente só sabem subir no cavalo, algumas realmente montam bem, tenho que admitir que conheci poucas, até porque nós somos poucas nesse mundo.
Mas as mulheres que fazem esporte com o cavalo montam tão bem quanto qualquer homem.
Então quando uma mulher falar que sabe montar, de crédito, confie e não venha dizer que ela tem sorte.
Beijos e galopes 🦄
Comments